Olá, pessoal!
Vantagens de Usar o iFood
1. Maior Alcance de Clientes:
O iFood permitiu alcançar uma base de clientes muito maior do que eu teria conseguido sozinho. Desde o primeiro dia, notei um aumento significativo nos pedidos, o que foi essencial para impulsionar o negócio. A plataforma é um marketplace, com tudo que a empresa precisa pra começar.
2. Facilidade de Uso:
A interface do iFood é bastante intuitiva. Gerenciar o cardápio, monitorar pedidos e acompanhar as vendas se tornou uma tarefa simples, mesmo para alguém com pouca experiência em tecnologia. As estatísticas são atualizadas em tempo real, sendo possível ver desde a quantidade de pessoas que acessam sua loja até a conclusão do pedido.
3. Promoções e Marketing:
Uma das grandes vantagens de estar no iFood é a possibilidade de participar de suas campanhas promocionais. Essas promoções ajudam a atrair novos clientes e a manter os atuais interessados. Por exemplo, as ofertas de frete grátis e descontos nos combos são extremamente populares. Mas é preciso saber precificar seus produtos para não ter prejuízos ou trabalhar com margens extremamente baixas. É preciso ter planilhas para controlar os custos dos produtos e incorporar ao valor final os cupons aplicados, fretes distribuídos e taxas operacionais da plataforma.
4. Logística de Entrega:
Para um negócio pequeno, ter uma rede de entregadores parceiros é um grande alívio. E não é necessário se preocupar com a logística de entrega, já que o iFood cuida disso, permitindo o empresário se dedicar mais tempo na qualidade e rapidez dos processos na empresa.
Desvantagens de Usar o iFood
1. Taxas e Comissões:
Uma das principais desvantagens são as taxas e comissões cobradas pelo iFood. Essas taxas podem "comer" uma boa parte do lucro, especialmente para negócios que estão começando. É crucial considerar esses custos na sua estratégia de preços. As taxas estão variando entre 18 a 27%. Por isso, muito cuidado com a escolha dos planos, valores aplicados em seu cardápio e principalmente os fretes gratis aplicados dentro dos raios de entrega.
2. Controle Limitado sobre a Entrega:
Embora seja conveniente, depender dos entregadores do iFood pode ser um desafio. A qualidade da entrega pode variar, e qualquer atraso ou problema pode refletir negativamente no negócio, mesmo quando o problema não está sob seu controle direto. Por isso, qualquer reclamação que aparecer, não deixe de cobrar o iFood. O serviço é caro demais pra deixar passar os problemas então não tenha receio de abrir chamados e reclamar.
3. Dependência da Plataforma:
A visibilidade e as vendas do negócio estão fortemente atreladas ao iFood. Isso cria uma dependência que pode ser arriscada, pois mudanças nas políticas da plataforma ou problemas técnicos podem afetar diretamente as operações. Tenha outro canal de vendas. Que seja marketing direto, Instagram ou WhatsApp. Existem opções hoje como atendimentos automatizados que podem suprir a necessidade de funcionários no atendimento via chat e gerar os pedidos com menor índice de erros. Isso se dá desde uma solicitação de cardápio digital ate a conclusão do pedido. Já utilizei alguns e recomendo.
4. Política de Avaliações:
As avaliações dos clientes são uma faca de dois gumes. Uma nota ruim pode impactar significativamente a reputação do seu delivery. E, às vezes, lidar com avaliações injustas sem a possibilidade de contestação é frustrante. É ótimo receber boas notas, mas o julgamento das pessoas variam muito. Seu produto pode ser excelente mas existem muitas pessoas ruins que gostam de colocar notas ruins de propósito simplesmente para prejudicar a empresa. Para empresa, ainda existe a possibilidade de contestação das notas ruins, o que pode amenizar algumas avaliações injustas e não ficar 100% a mercê desse tipo de pessoa.
Conclusão
No geral, minha experiência com o iFood tem sido bastante positiva, mas como qualquer plataforma, ela vem com seus prós e contras. Se você está pensando em abrir um negócio de delivery, o iFood pode ser uma excelente maneira de começar e expandir sua base de clientes. No entanto, é importante estar ciente das desvantagens e estar preparado para gerenciá-las.
Espero que minha experiência ajude você a tomar uma decisão mais assertiva. Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre como gerenciar um delivery que busque sucesso no iFood, sinta-se à vontade para deixar um comentário! Esse post foi só o primeiro pois quero fazer uma serie voltada somente para o ifood e meu empreendimento. Em breve, vou descrever outros pontos, dar dicas valiosas para quem quer começar e contar alguns "causos" que aconteceram nesse período. Não percam!
Estou montando um e-book com varias informações sobre ifood, sobre como gerenciar a plataforma e trabalhar com ela visando o lucro da empresa. Com isso, vou criando alguns posts para o blog.
Muito bom te ver por aqui !
Até a próxima!
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